Seja bem vindo(a).     Login | Cadastro
Centro de Estudos e Desenvolvimento do Autismo e Patologias Associadas - Desde 1992 aplicando e difundindo o método TEACCH
TEACCH - Tratamento e Educação para Crianças Autistas com Déficits Relacionados com a Comunicação. Do original University of North Carolina UNCC
Sobre o TEACCH
Sobre a APAE
Sobre o CEDAP
Home / TEACCH - Princípios e objetivos

TEACCH - Princípios e objetivos

think        Objetivos do TEACCH:


Os objetivos do TEACCH são basicamente dez, a saber:

1. Ensinar a relação entre causa e efeito

2. Incentivar a comunicação

3. Ensinar habilidades para a vida adulta

4. Promover o máximo de independência reduzindo a ajuda do adulto

5. Promover clareza e sinalização do ambiente e tarefas

6. Apresentar visualmente instruções

7. Organizar a noção de fim

8. Manter a Rotina com flexibilidade

9. Respeitar a individualidade

10. Ensinar habilidades em situações as mais próximas das naturai

 

Princípios do programa TEACCH
Guiando-se pelos princípios abaixo, o TEACCH oferece as idéias básicas de sua fundamentação, sem as quais o educador não conseguirá organizar-se na estrutura do programa.
São eles:

1.Para se ensinar novas habilidades é necessário adequar o ambiente ás dificuldades do indivíduo.

2.A colaboração entre família e escola é condição indispensável para o tratamento
Para que que a intervenção seja eficaz é necessário colocar ênfase na HABILIDADE e nas facilidades

4.A corrente teórica que fundamenta a prática educativa é a cognitivo-comportamental

5.A avaliação deve nos guiar pelas áreas de desenvolvimento

6.Os suportes visuais auxiliam na estruturação da forma de ensinar. São os chamados “prompts"

7.A Previsibilidade organiza a mente caótica da pessoa com autismo

 

Fundamentação básica:
 
1.Preocupar-se com os interesses e facilidades do aluno

2.Realizar avaliação processual

3.Auxiliar o aluno na compreensão dos significados

4.Potencializar a comunicação com a família  

5.Estruturar a forma de ensinar e apresentar as tarefas

6.Planejar estratégias de mudança comportamental mediante a análise funcional do comportamento

 

Características do TEACCH

• Individualidade na programação do currículo

• Instrução visual

• Rotina com flexibilidade

• Ambiente livre de hiperestimulação

• Ordenação universal (da esquerda para a direita/ de cima para baixo)

• Clareza nas ordens

• Automonitoramento provocando independência

• Análise de tarefas como recurso de ensino e avaliação

• Atividades e tarefas organizadas em sistemas de trabalho

 

Contribuições do TEACCH:

1.    Favorecer a Generalização

2.    Favorecer o Controle do comportamento

3.    Estimular e desenvolver Atenção

4.    Administrar a Sequencialização




     O TEACCH não visa eliminar o padrão autistico, mas aproveitar o que o autismo provoca na pessoa.

      Ao mesmo tempo em que o TEACCH estrutura atividades em sistemas de trabalho que organizam o pensamento e evidenciam o conceito que está sendo ensinado, o oferecimento das tarefas em vários contextos (ambientes, pessoas, situações, material)  favorece a generalização do conteúdo, gerando a aprendizagem.

    O que infelizmente ainda se vê em instituições e escolas que supostamente usam o TEACCH, é  o aluno executando as mesmas atividades por tempo indeterminado, sentado em uma mesa de trabalho o tempo todo, sem variar de conteúdo, sem mudar a ordem de apresentação, sem introduzir o conceito ensinado em outras tarefa, etc. Esta prática ajudou a proliferar a falsa idéia de que o TEACCH "mecaniza" ou "robotiza" os alunos. (ver "mitos e verdades sobre o TEACCH" no link TEACCH - o que é).
    Isso não é verdade quando usamos as formas adequadas e o uso correto dos procedimentos de ensino. Além disso, colocando ênfase em um conceito, guiando o aluno para o foco a ser trabalhado, eliminando estímulos desnecessários e concorrentes, garantimos a atenção e por conseguinte, sucesso no trabalho. Tal engajamento, sendo mais produtivo faz com que o aluno obtenha sucesso e passe a emitir condutas mais adequadas. Sabendo o que tem que ser feito, por quanto tempo terá que trabalhar, visualizando a instrução e reconhecendo o que se espera dele, o aluno com autismo sai de um estado ansioso e passa a contribuir funcionalmente para a sua aprendizagem. Talvez seja esta a maior contribuição do TEACCH para estas pessoas.

 
O Programa TEACCH beneficia alunos que apresentam:

1. Dificuldade na aprendizagem de conceitos

2. Foco excessivo em detalhes

3. Distrabilidade

4. Pensamento concreto

5. Dificuldade na associação de idéias

6. Dificuldade na generalização

7. Impulsividade e ansiedade

8. Anormalidades sensório-perceptuais

 
O CEDAP oferece cursos e palestras sobre o TEACCH na sua cidade!

Para saber mais, entre em contato conosco! 

Indique esta página a um amigo! Preparar para Impressão

Eventos
Abril 2014
D S T Q Q S S
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Quem está online?
5 visitantes online (1 na seção: Paginas)

Usuários: 0
Visitantes: 5

mais...
 
 
FÓRUM
TEACCH
ARQUIVOS PARA
DOWNLOADS
GALERIA
DE FOTOS
OUTROS LINKS
IMPORTANTES
Tire suas dúvidas em nosso fórum de debates relacionadas ao TEACCH e ao autismo. Você profissional da área pode nos ajudar a fazer deste fórum referência. Cadastre-se e participe. Uma área completa onde você profissional da área encontra modelos de planejamento e modelos de avaliações sendo uma poderosa ferramenta ao seu dispor.
 
Uma galeria atualizada constantemente para manter você por dentro das atividades do CEDAP e aquelas relacionadas ao TEACCH, como: eventos, palestras, atividades entre outras. - Notícias
- Textos e artigos
- Eventos
- Sobre a APAE Pirassununga/SP
- Sobre o CEDAP
- Modelos de atividades TEACCH
- Modelos de planejamento TEACCH
- Modelos de avaliação TEACCH
- Entre em contato
 


CEDAP Brasil - Difusão do método TEACCH na língua portuguesa. - Do original University of North Carolina UNCC - http://www.teacch.com/
*Todas as imagens apresentadas neste site foram autorizadas para exibição

CEDAP – APAE Unidade II
Endereço: Avenida Capitão Antonio Joaquim Mendes 661 Jardim Carlos Gomes
(acesso pela Rua Fausto Faggion) Pirassununga,SP CEP: 13633-030 Fone: (19) 3565-5599 Coordenação Geral: Maria Elisa Granchi Fonseca Coordenação Pedagógica: Juliana de Cássia Baptistella Ciola


WDesign: Claudio CR CCR Studio